A Prefeitura de Nova Palmeira, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu entre os dias 27 e 30 de novembro, a III Semana Cultural da Assistência Social. O Espaço Cultural Professora Leuzinha, foi o palco nas noites de quarta a sábado, de várias atividades voltadas para a cultura, com a realização de peças teatrais, roda de capoeira e mostra de cinema.
A semana cultural teve início na quarta, com a apresentação da peça teatral ‘Apolinário, um cadáver bem disposto’, representados pelos adolescentes da Companhia de Teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social.
O espetáculo é escrito pelo jovem Nick Allan Lima, e tem como diretor, o professor e ator da cidade de Campina Grande, Sérgio Simplício.
No dia seguinte foi realizado o encerramento da mostra de cinema, um projeto conseguido pela ONG Cenep, desenvolvido em parceria com as secretarias de Assistência e Educação, e que teve Nick Allan e Genilda como responsáveis pela oficina.
Na tarde do mesmo dia, o anfiteatro da praça Antônio Bezerra de Medeiros, recebeu o grupo de jovens capoeiristas. Eles realizaram uma apresentação que misturou esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.
Na sexta-feira, outras duas peças teatrais do SFVC se apresentaram – ‘O bosque encantados das abelhas’ e a ‘Brincolândia’. A primeira com texto de Edson Camargo e direção de Sergio Simplício, e a segunda também dirigida por Sérgio.
No último dia de eventos foi apresentada a peça Cara e Coroa, comédia dramática apoiada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Livremente inspirada no escritor irlandês Oscar Wilde [1854-1900], conhecido especialmente por suas tiradas espirituosas, a peça tem texto do professor Flávio Guimarães, direção de Chico Oliveira e produção de José Pereira Beekman.
Para assistir à apresentação da obra campinense, foi cobrado um quilo de alimento não perecível, que foi revertido para as famílias carentes do município de Nova Palmeira.
A secretária de Assistência Social, Alzilene Gomes comentou sobre o evento e agradeceu aos que incentivaram e fizeram com que o evento se tornasse realidade.
“A programação da 3ª semana foi uma proposta de reunir e mostrar todas as atividades que a gente desenvolve dentro do serviço, através das oficinas e, com isso, proporcionar uma semana de cultura, de interação dos grupos com a sociedade, e mostrar de uma forma mais ampla o que é desenvolvido, onde as crianças podem socializar, podem interagir, podem se divertir e se desenvolver através dessas atividades.
Agradeço ao prefeito pela abertura que nos deu para realizar coisas novas em nossa cidade, a Secretaria de Educação e ao Cenep, nosso parceiro desde o início da gestão. Gratidão também ao professor Sérgio por ter nos presenteado com tão belos espetáculos.”
Assessoria de Imprensa