Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 3, uma ação de mobilização em combate às arboviroses. Os profissionais da Atenção Básica se uniram para uma busca ativa de focos de procriação do mosquito aedes aegypti, transmissor dá dengue, zica e chikungunya.
A atividade foi realizada nas ruas onde foram encontrados maior números de focos no último levantamento realizado pelos agentes de endemia. A iniciativa partiu da coordenadora da epidemiologia, Ariane Medeiros, que juntamente a secretária Maíra Macedo, demais coordenações e profissionais de saúde, constataram um grande número de notificações de contaminação de doenças transmitidas pelo mosquito no município nova-palmeirense nos últimos meses, principalmente a dengue e Chikungunya.
Na ação foram inspecionados os quintais e reservatórios de água das residências, localizando focos de larvas, e realizada orientações de prevenção.
A partir da observação do território, o diagnóstico será realizado e os locais com focos de larvas serão tratados pelos agentes de endemias, através da aplicação de larvicida ou colocação de piabas, alem do recolhimento de objetos e lixo que causam o acúmulo de água parada.
A mobilização teve a importante participação dos adolescentes do NUCA, através da secretaria de Ação Social, que ajudaram nas buscas ativas.
“Lembramos a toda população que a prevenção da proliferação do mosquito é um dever de todos, manter nosso quintal limpo, sem lixo e com reservatórios de água sempre tratados e bem cobertos, diminui a chance do mosquito procriar, consequentemente diminuído a quantidade de casos de pessoas contaminadas”, disse a secretária Maíra.