Secretaria de Agricultura promove palestra sobre algodão agroecológico

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão e Regularização Fundiária (Empaer) colaborou com a Secretaria de Agricultura de Nova Palmeira e o Banco do Nordeste para promover uma palestra na manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Nova Palmeira.

Apesar da agenda cheia do prefeito Aílton Gomes, que não teve como comparecer, a representação do município contou com a presença do chefe de gabinete, Elânio Lima, e do secretário de Agricultura, Marcinho Burgue.

O tema da palestra foi “Plantio de algodão agroecológico”. Este método de cultivo surgiu na Paraíba como uma iniciativa de produtores locais. Eles começaram a plantar algodão durante a época de chuvas, com espaçamento maior entre as plantas, impedindo o ataque do bicudo, um tipo de besouro.

O cultivo agroecológico de algodão baseia-se no uso de sementes agroecológicas não geneticamente modificadas, com um espaçamento de um metro entre as plantas. O plantio ocorre durante o último mês de chuvas e é adubado com compostos orgânicos. A colheita é manual, sem a necessidade de agrotóxicos ou irrigação, aproveitando apenas a chuva do último mês.

O bicudo, que depende da chuva para se desenvolver, não ataca os botões do algodão, que começam a crescer na fase de estiagem. A técnica de consórcios alimentares ou rotação de cultura também é empregada, alternando o local do cultivo a cada plantio para renovar e manter os nutrientes do solo.