Secretaria de Agricultura promove palestra sobre algodão agroecológico

Secretaria de Agricultura promove palestra sobre algodão agroecológico

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão e Regularização Fundiária (Empaer) colaborou com a Secretaria de Agricultura de Nova Palmeira e o Banco do Nordeste para promover uma palestra na manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Nova Palmeira.

Apesar da agenda cheia do prefeito Aílton Gomes, que não teve como comparecer, a representação do município contou com a presença do chefe de gabinete, Elânio Lima, e do secretário de Agricultura, Marcinho Burgue.

O tema da palestra foi “Plantio de algodão agroecológico”. Este método de cultivo surgiu na Paraíba como uma iniciativa de produtores locais. Eles começaram a plantar algodão durante a época de chuvas, com espaçamento maior entre as plantas, impedindo o ataque do bicudo, um tipo de besouro.

O cultivo agroecológico de algodão baseia-se no uso de sementes agroecológicas não geneticamente modificadas, com um espaçamento de um metro entre as plantas. O plantio ocorre durante o último mês de chuvas e é adubado com compostos orgânicos. A colheita é manual, sem a necessidade de agrotóxicos ou irrigação, aproveitando apenas a chuva do último mês.

O bicudo, que depende da chuva para se desenvolver, não ataca os botões do algodão, que começam a crescer na fase de estiagem. A técnica de consórcios alimentares ou rotação de cultura também é empregada, alternando o local do cultivo a cada plantio para renovar e manter os nutrientes do solo.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support