Comunidade Quilombola da Serra do Abreu celebra I Semana da Consciência Negra

A Comunidade Quilombola da Serra do Abreu, localizada no município de Nova Palmeira, no Seridó da Paraíba, deu início à sua I Semana da Consciência Negra na segunda-feira, 20 de novembro, com uma série de eventos e visitas que buscam promover a cultura e a conscientização sobre a história e a importância da população negra.

No primeiro dia, a comunidade teve a honra de receber o grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Nova Palmeira, fortalecendo os laços intergeracionais e promovendo a troca de experiências.

O segundo dia do evento, na terça-feira, 21, foi marcado pela visita de três turmas do ensino fundamental das escolas Eliete Souza de Araújo Silva e Escola João Fernandes Falcão, ambas do município paraibano de Frei Martinho. A interação com os alunos visa educar e sensibilizar as novas gerações sobre a história e as contribuições da comunidade quilombola.

Ao longo da semana, a Comunidade Quilombola da Serra do Abreu continuará recebendo lideranças quilombolas de outras comunidades, promovendo o compartilhamento de experiências e a solidariedade entre os grupos.

Na quinta-feira, dia 23, está agendada a visita do pessoal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em conjunto com a equipe da Prefeitura de Nova Palmeira. Essa iniciativa visa fortalecer os laços entre a comunidade quilombola e órgãos governamentais, buscando discutir e promover ações que possam beneficiar a região.

As visitas das equipes do MDA e do INCRA foram articuladas pelo chefe de gabinete de Nova Palmeira, Elânio Lima, e Jeane Martins, responsável pela Divisão de Articulação do MDA na Paraíba. A iniciativa destaca o compromisso da comunidade e das instituições em promover a valorização da cultura quilombola e o desenvolvimento sustentável da região.