Central Covid 24 Horas em Nova Palmeira tira dúvidas sobre o coronavírus e realiza teleatendimentos com a população

Central Covid 24 Horas em Nova Palmeira tira dúvidas sobre o coronavírus e realiza teleatendimentos com a população

Arte: Assessoria

Antes mesmo de registrar o primeiro caso de infecção com o novo coronavírus, a Prefeitura de Nova Palmeira, através da Secretaria de Saúde, já trabalhava para preparar a rede municipal de saúde para o que se aproximava e estudava medidas que pudessem ajudar os diversos segmentos da sociedade durante este período.

Atualmente, a secretaria continua o trabalho incessante no enfrentamento ao Covid-19. Entre as ações promovidas para proteção e combate ao novo vírus, está a Central de Teleatendimento Covid 24 Horas.

A Central, como o próprio nome diz, está 24 horas pronta para atender à população nova-palmeirense, que por ventura, venha a apresentar algum sintoma de gripe gripal ou qualquer outro tipo de patologia, sem a necessidade desnecessária de deslocamento por parte dos pacientes.

Durante o dia, o atendimento fica aos cuidados da equipe da UBS e, a partir das 19h00, uma enfermeira está recebendo as ligações, tirando dúvidas, realizando teleatendimentos de enfermagem e, se necessário, encaminhando para a UBS local ou para o Regional, em Picuí.

“Desde o início da pandemia tivemos essa preocupação em, além de articular o horário estendido, manter uma linha direta de acesso 24h com a população. A qualquer momento que o cidadão precisar de orientações,  de tirar dúvidas,  fazer uma consulta por telefone, terá disponível para teleatendiemnto, terá disponivel um médico e enfermeiro, para atender esse cidadão pelo telefone, evitando assim o deslocamento do mesmo de forma desnecessária até a UBS e, durante a noite, uma profissional enfermeira faz o atendimento das chamadas, realizando uma triagem de sintomas,  orientando esse paciente sob os cuidados, nos casos leves que não precisa de hospital ou direcionando a ambulância, com equipe para buscar esse paciente e encaminhar a nossa referência que é Picuí.  A implantação do serviço aconteceu desde o início da pandemia e vem colhendo frutos importantes, como o deslocamento desnecessário de pacientes para hospitais, tendo em vista que muitos casos, podem ser resolvidos ou pelo telefone ou aqui mesmo no município. Com a implantação do serviço, nós fazemos 24h de atendimento de saúde para a população”, explicou a secretária de Saúde, Maíra Macedo.

Assessoria de Imprensa

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