A superpopulação de cães é um sério problema, principalmente nos centros urbanos onde há uma enorme quantidade de animais que vagam pelas ruas, sofrendo e servindo como disseminadores de doenças.
Visando o controle populacional desses animais em Nova Palmeira, a secretária de Saúde, Maíra Macedo, pretende iniciar nas próximas semanas, o trabalho de castração dos cães da cidade.
“A Secretaria de Saúde está em fase de planejamento. Já entramos em contato com o veterinário que nos sugeriu fazer primeiramente um levantamento populacional dos cachorros, para depois castrar inicialmente 30 animais machos, onde a recuperação é mais rápida”, explicou a secretária.
O ex-secretário Danilo Valentim também pediu apoio dos moradores para que o projeto dê certo. “Precisamos da ajuda da população, pois não adianta a realização da ação sem a conscientização de todos.”
A castração é uma cirurgia que consiste na retirada de útero, tubas uterinas e ovários nas fêmeas e dos testículos nos machos. É feita sob anestesia geral, por um médico veterinário em centro cirúrgico devidamente equipado.
Feita em animais saudáveis a castração é uma cirurgia de baixíssimo risco e rápida recuperação.
Assessoria de Imprensa