O nova-palmeirense João de Deus de Oliveira Sobrinho, popularmente conhecido por Joãozinho, será o protagonista do documentário “Pulmão de Pedra”, do Projeto “Mica”, curta-metragem paraibano aprovado no edital Margarida Cardoso, Lei Aldir Blanc, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Lei Federal 14.017/2020.
O curta que contará a história de Joãozinho, garimpeiro de extração de mica, poeta e cantador, foi filmado entre os dias 13 e 17 de outubro, em Nova Palmeira, e contou com total apoio da prefeitura municipal, que disponibilizou hospedagem, alimentação e o transporte para a equipe cinematográfica de 16 profissionais.
Joãozinho nasceu no sítio de ‘Nêgo’ Caetano, zona rural do município nova-palmeirense. Solteiro, o poeta de 52 anos é o primeiro filho dos agricultores Agripino Ferreira de Oliveira e Creuza Ribeiro de Oliveira. Estudou até o ano de 1985 (8ª série), quando por conta do trabalho forçado do minério, teve que abandonar.
Hoje, João ainda exerce a atividade da mineração (que deu início aos sete anos) no sítio Caranguejo, na zona rural de Nova Palmeira, de onde traz o seu sustento, saindo cedo da manhã e retornando ao cair do sol.