A Prefeitura de Nova Palmeira, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CSM), e em parceria com as secretarias de Assistência Social e de Educação, realizou nesta sexta-feira (29) a I Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento foi realizado no auditório da câmara municipal de vereadores e contou com a participação das autoridades políticas locais, secretários, além de profissionais da área de saúde e da comunidade civil.
O tema da Conferência foi ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.
Dentro do tema, os participantes foram divididos em quatro eixos: Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A ideia da conferência foi mobilizar as pessoas para discutir a assistência à Saúde Mental. A população atualmente vive uma vida difícil e sem aumento de recursos para os tratamentos dos transtornos psíquicos, que foram agravados com a pandemia. Então, é necessário reunir a sociedade para formular propostas para melhorar o atendimento no SUS e garantir a saúde mental como um direito de todos.
Durante o evento foi realizada palestra com o psicólogo, mestre em psicologia da Saúde, Alan Santana, que discorreu a respeito do tema central e dos eixos da conferência. A palestra gerou um importante debate com a temática, junto com os profissionais que trabalham a saúde mental no município. Em seguida, foi aberta a palavra para membros da plenária se manifestarem.
“Foi um momento histórico para Nova Palmeira, pois foi a primeira vez que se realiza uma conferência com um tema tão atual em nosso município. Parabéns a todos os envolvidos”, disse a secretária de Saúde, Maíra Macedo.