Prefeito de NP assina convênio com Funasa para melhorias habitacionais no Controle da Doença de Chagas

O prefeito de Nova Palmeira, Aílton Gomes Medeiros, assinou nessa terça-feira (30), um convênio no valor de 305 mil reais para o município. O contrato firmado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), na sede da entidade, faz parte do Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDCh).

A Doença de Chagas (DC) é uma doença infecciosa, também conhecida por “Tripanossomíase Americana”. É causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, que é transmitido pelo contato com as fezes dos insetos vetores, chamados de “barbeiros” no Brasil.

A existência de habitações cujas condições físicas favorecem a colonização desses insetos, associados à dificuldade de êxito no controle desses vetores, com inseticidas, constituem fatores que recomendam a melhoria habitacional como medida essencial do programa.

“Estarão sendo reformadas 20 residências como forma de prevenção a doença. A prefeitura vai elaborar o projeto, fazer o processo licitatório e começar as obras. Quero Nova Palmeira livre das adversidades. Tenho trabalhado para que meu pensamento se torne realidade. Essa emenda é apenas mais uma, das muitas que virão este ano para beneficiar nosso povo”, disse Aílton.

O Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas fomenta a execução dos seguintes objetos:

Restauração – reforma de domicílio, visando à melhoria das condições físicas da casa, bem como do ambiente externo (peridomicílio);

Reconstrução – caso especial, quando a estrutura da habitação não suporte as melhorias necessárias, a mesma deverá ser demolida e reconstruída.