Secretaria de Saúde e UFCG firmam parceria para verificar incidência do gás radônio

Secretaria de Saúde e UFCG firmam parceria para verificar incidência do gás radônio

Reunião aconteceu na quinta-feira (25)

A secretaria de Saúde de Nova Palmeira, Maíra Macedo, firmou nessa quinta-feira (25), uma parceria com a Universidade de Campina Grande (UFCG), para verificar o grau de incidência do gás radônio em solo nova-palmeirense.

A parceria pretende, através de uma pesquisa, investigar se o gás tem efeito nocivo à população e preparar os profissionais de saúde para que possam tem em mãos, subsídios importantes para possíveis aparecimentos de câncer nas pessoas.

Há indicações que o gás, quando a pessoa exposta há muito tempo, pode ocasionar o aparecimento de câncer no pulmão e no estômago.

Com a pesquisa, que será sem custo para o município, será possível averiguar prováveis causadores da enfermidade, prevenir agravos e evitar que a doença apareça a partir dos resultados.

O radônio é um gás radioativo nobre de ocorrência natural, incolor, inodoro, insípido e intempestivo e é a principal causa de câncer em não fumantes, que ocorre no pulmão, entre 10 a 20 anos após exposição.

Assessoria

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support