História

O município de Nova Palmeira, distante aproximadamente 242 km de João Pessoa, e foi emancipada em 14 de novembro de 1963.

 

Como tudo começou

O povoado teve início em 1880, quando Francisco Bezerra de Medeiros, conhecido como Chico Caçote, implantou a fazenda Jerimum, no local onde hoje está edificada a cidade. Os outros proprietários no lugar eram Pedro Antônio dos Santos, José Bezerra de Medeiros e Manoel Clementino de Mendonça.

Em terreno doado pelo pioneiro, Francisco Bezerra de Medeiros, foi construída, em 1818, uma capela dedicada a Nossa Senhora da Guia, escolhida como Padroeira da Povoação.

O nome de Jerimum foi mudado para Nova Palmeira, por sugestão de Manoel de Souza Lima, então prefeito de Picuí, município a que pertencia o povoado. Foram levadas pelo prefeito duas mudas da árvore e plantadas em local de destaque.

Com o constante progresso, Nova Palmeira foi elevada à categoria de distrito, criado com a denominação de Nova Palmeira, pela lei municipal n° 2640, de 20-12-1961, subordinado ao município de Pedra Lavrada.

Em 1963, foi desmembrada de Pedra Lavrada e elevado à categoria de município com a denominação de Nova Palmeira pela lei estadual nº 3102, de 14-11-1963.

 

Localização, hidrografia, clima e relevo

Nova Palmeira está localizada na Mesorregião da Borborema, Microrregião de Seridó Oriental Paraibano, no Estado da Paraíba.

A sede tem altitude de 560 metros, e devido à sua proximidade com a Linha do Equador, ela possui um clima tropical chuvoso com verão seco, com temperaturas elevadas durante todo o ano, com média anual de 23,5 ºC, sendo a 77ª mais amena da Paraíba

As terras do município estão inseridas na bacia do rio Piranhas, sub-bacia do rio Seridó, município de Nova Palmeira.

Seus principais tributários são os rios da Passagem e das Vazantes, além dos riachos Cauaçu, Riachão, Cotovelo, Nova Palmeira, dos Bois, da Corujinha e Mulungu. Todos os cursos d’água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

O município está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados.

Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta. A área da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo.

 

Limites territoriais e população

Limita-se ao norte com o município de Picuí, Pedra Lavrada, Parelhas (RN) e Carnaúba dos Dantas (RN).

Com uma população estimada (em 2016) de 4.849 habitantes e uma área territorial de 310,352 km2, Nova Palmeira apresenta uma densidade demográfica de 15,62 hab/km².

 

Renda, faixa etária e acesso

O município é, tipicamente, de classe baixa com nível de renda familiar de até um salário mínimo mensal, e jovem com 42,56% com faixa etária entre 5 e 29 anos, de acordo com dados do IBGE.

O acesso à Nova Palmeira, a partir de João Pessoa, é feito inicialmente através da Rodovia Federal BR-230, Leste-Oeste, em trecho de 191 km até Soledade, passando por Campina Grande. A partir de Soledade segue-se pela PB-177 para norte, em trecho de 51 km até chegar a cidade de Nova Palmeira.

 

Política

Atualmente o município é representado pelo prefeito Aílton Gomes de Medeiros e pelo vice-prefeito Luís Cavalcante Neto, que estará administrando Nova Palmeira na Gestão Construindo uma Nova História (2017/2020).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support